Prefeitura Municipal de Jacareí Atendimento Área restrita

Córrego Seco é despoluído na região do Parque Califórnia

Esgoto despejado no Parque Califórnia foi eliminado

01/10/2014

No Parque Califórnia, na avenida Dr. João Victor Lamanna, próximo à rodovia Geraldo Scavone, a água já corre límpida. O esgoto que era lançado em alguns pontos do Córrego Seco no bairro e também no Altos de Sant’Anna não existe mais: está sendo ‘transportado’ para tratamento na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Central com a pré-operação da nova EEE (estação elevatória de esgoto), que fica no Parque dos Sinos.
O investimento na obra realizada pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) ultrapassa os R$ 5,1 milhões. Os trabalhos continuam para a despoluição de todo o córrego, restando fazer interligações em trechos nos bairros Jardim Marcondes, Jardim Luiza e Parque dos Sinos.
Os coletores-tronco implantados às margens do córrego já estão levando o esgoto, por meio de bombeamento feito pela EEE, para a ETE Central, do Projeto Turi Limpo – Viva Melhor.
Nas primeiras etapas do projeto foram implantados coletores-tronco nos trechos, entre o Parque dos Sinos e a travessia na avenida Getúlio Vargas (até rua Colusa), no Jardim Califórnia, e até a rodovia Geraldo Scavone. Foram 1.400 metros de coletores, 540 metros de adutora, além da EEE para enviar os resíduos captados até a ETE Central.
O Córrego Seco pertence à Bacia 3, que envolve desde os bairros mais altos – Parque dos Príncipes, Jardim das Indústrias, Parque Califórnia e Jardim Califórnia — até a região mais baixa no Parque dos Sinos e Jardim Marcondes.

(Zé Júnior/Mariana Motta – Assessoria de Imprensa do SAAE)