Prefeitura Municipal de Jacareí Atendimento Área restrita

ESCLARECIMENTO DO SAAE SOBRE A COLORAÇÃO DA ÁGUA

Desde a segunda semana de novembro deste ano, a vazão do Rio Paraíba do Sul tem sido diminuída gradativamente, estabilizando-se na faixa de 41m³/s até a presente data.

A diminuição da vazão defluete da Represa de Santa Branca reflete diretamente na quantidade, e principalmente na qualidade da água bruta captada em nosso principal canal de abastecimento. Isto é, quanto menor a vazão do Rio, menor sua capacidade autodepurativa de diluição de poluentes orgânicos e inorgânicos, motivando em alterações de padrões que impactam negativamente no tratamento da água.

O nosso Sistema de Tratamento de Água é operacionalmente dimensionado e estruturado para enfrentar diferentes tipos de alterações, porém, ao contrário do que temos enfrentado nos últimos anos, mesmo em situações mais críticas, surpreendentemente a coloração da água bruta captada está em um nível jamais identificado anteriormente. Esta condição está refletindo principalmente na alteração da cor da água tratada, ainda que este parâmetro esteja dentro dos valores mínimos determinados pela Portaria de Consolidação Nº 05 de 28 de setembro de 2017, ANEXO XX, que dispõe sobre o controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

A suspeita maior da motivação destas alterações, até então, são despejos industriais a montante do nosso canal de captação.
Os municípios de São José dos Campos, Taubaté e Pindamonhangaba estão enfrentando o mesmo problema.
O SAAE Jacarei não está medindo esforços para minimização dos efeitos desta alteração do Rio, tomando os planos de ações necessários.