Prefeitura Municipal de Jacareí Atendimento Área restrita

Rede coletora de esgoto avança no centro

3/6/2015

Obra dos novos coletores de esgoto na rua Prudente de Moraes

Os trabalhos da rede coletora de esgoto avançam pela região central, na rua Prudente de Moraes. A Prefeitura de Jacareí e o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) estão ampliando a captação do esgoto para garantir mais saúde e qualidade de vida.
Os trabalhos iniciaram na semana passada e o trânsito está sendo afetado devido à movimentação das máquinas. A sinalização está a cargo da Diretoria de Trânsito da Prefeitura para orientar os motoristas. O estacionamento nas vias com intervenção está sendo eliminado para a liberação de meia-pista.
A obra de implantação dos coletores-tronco está dividida em duas etapas e, nesta primeira fase, além da rua Prudente, o tráfego de veículos será afetado também na região entre as ruas Barão de Jacareí, Floriano Peixoto, Bernardino de Campos e avenida Eng. Davi Lino.
O avanço na área de saneamento amplia a qualidade de vida da população e garante mais saúde para todos. O investimento nesses trechos é R$ 1,4 milhão, com recursos do Governo Federal (PAC2), e os trabalhos estão previstos para serem concluídos até o final do ano.
Travessia – Neste feriado de Corpus Christi (4), será feita a travessia do coletor na rua Bernardino de Campos. Em seguida, a escavação para implantação do coletor segue até a rua Barão de Jacareí, percorrendo sentido até a rua Floriano Peixoto, num trecho de 50 metros de extensão.
A obra tem andamento pela avenida Davi Lino (ao lado do Parque da Cidade), próximo à esquina com a rua Floriano Peixoto, e a intervenção será até encontrar com a tubulação iniciada na rua Prudente de Moraes. Nesta etapa, os coletores de esgoto, com quase 700 metros de extensão, beneficiarão os moradores dos bairros Vila Denise, Jardim Bela Vista e Jardim Nossa Senhora de Fátima.
A intervenção na outra etapa será após a conclusão deste primeiro trecho. A obra está sendo executada pela empresa Parâmetro Saneamento e Construções Ltda., vencedora do processo licitatório, e é fiscalizada pelo SAAE.
Qualidade de vida – Com mais esta etapa no avanço do saneamento em Jacareí, serão eliminados odores desagradáveis de esgotos que são lançados nos córregos que passam pela região central. “Vai ser muito bom se acabar com o mau cheiro que existe aqui de vez em quando. Isso é um benefício para a população da região central da cidade, e também para quem trabalha aqui”, disse a comerciante Rita Ferreira.
O SAAE está implantando os coletores-tronco com abertura e fechamento das valas no mesmo dia, na medida do possível. Poderão ocorrer eventuais transtornos com as redes de água e esgoto já implantadas e devido à existência de redes antigas que podem não resistir à trepidação de máquinas e escavações.
(Mariana Motta / Zé Júnior – Assessoria de Imprensa do SAAE)