Prefeitura Municipal de Jacareí Atendimento Área restrita

SAAE de Jacareí alerta sobre venda de válvula e cobrança na porta de casa

Dispositivo não é autorizado pelo SAAE; cuidado com as falsas multas por desperdício de água

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Jacareí está alertando sobre novas tentativas de ludibriar a população com falsas multas por desperdício de água e, novamente, a venda de um dispositivo como ‘válvula eliminadora de ar’, que na verdade é um tipo de válvula de retenção que não possui orifício de saída de ar. O equipamento ‘promete’ redução do consumo de água em condomínios e residências, porém a autarquia não autoriza este dispositivo.
São pessoas que alegam ter autorização do SAAE para vender o equipamento e, outro grupo, tenta recolher multas por desperdício de água. As ações estão sendo praticadas por grupos diferentes e algumas residências chegaram a receber um panfleto oferecendo a instalação da válvula, mediante pagamento.
Em outras situações, moradores receberam pessoas usando o nome do SAAE e pedindo para entrar na residência e verificar o hidrômetro. A denúncia é que o ‘falso técnico’ retorna alguns dias depois para cobrar uma ‘falsa multa’ por desperdício de água, como teria sido constatado na verificação do hidrômetro.
Memória – As reclamações de moradores sobre a suposta válvula não são novidade. Em maio de 2013, alguns chegaram a comprar o dispositivo na cidade, porém o SAAE alerta que apenas técnicos da Autarquia e identificados podem instalar o hidrômetro e suas conexões, e realizar eventual reparo nos dispositivos homologados.
O SAAE também não recolhe nenhum tipo de multa ou taxa na residência e as pessoas são orientadas para acionar a Polícia. Todos os trabalhos do SAAE são realizados por pessoas devidamente uniformizadas, com crachá e veículo com a identificação do SAAE nas portas.
Antes de o munícipe autorizar a entrada do funcionário na residência é necessário checar a identificação e, se preferir, pode ligar no 0800-725-0330 para confirmar.
Uso racional da Água – Os únicos meios de reduzir o consumo excessivo de água em casa são economizar, evitar o desperdício, reaproveitar as águas de máquina, piscina e tanque e fazer o uso racional da água. O desperdício de água gera prejuízo para toda a cidade.
(Assessoria de Imprensa do SAAE)