Prefeitura Municipal de Jacareí Atendimento Área restrita

SAAE implanta sistema de conta simultânea

22/09/2014

Novo serviço começa na segunda quinzena  de outubro para garantir mais qualidade nos serviços

Leiturista do SAAE faz leitura do hidrômetro e imprime conta Crédito: Mariana Motta/SAAE

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Jacareí está implantando, a partir da segunda quinzena de outubro, um novo sistema de emissão de conta. É a conta simultânea – a conta de água e esgoto será impressa em poucos segundos pelo leiturista, após a leitura do hidrômetro.
O objetivo é garantir mais qualidade e agilidade nos serviços. O novo sistema evitará o erro de leitura e vai auxiliar na solução de eventuais problemas nas ligações, pois havendo algum indício de vazamento (consumo elevado) o proprietário é informado imediatamente pelo SAAE para que possa tomar as medidas necessárias.
Algumas divergências poderão ser resolvidas no ato da leitura e as notificações também serão emitidas na residência. Para que isso ocorra, o leiturista contará com uma equipe para acompanhar as leituras, via sistema informatizado.
No sistema realizado atualmente, após a leitura do hidrômetro é feita a impressão das contas que chega para o munícipe no prazo entre 8 e 10 dias. O próprio leiturista precisa voltar até as residências para entregar as faturas.
Agilidade – Com o sistema de conta simultânea, o equipamento de leitura ou a própria equipe que estará acompanhando as leituras, simultaneamente do SAAE, avisa o leiturista sobre eventual problema. Então a informação, como consumo elevado por exemplo, é transmitida para o munícipe.
As notificações referentes a problema no hidrômetro ou de faturamento também serão emitidas no momento da leitura. Os profissionais também estão sendo treinados para transmitir pelo equipamento a informação de vazamentos encontrados pela cidade. O serviço contribui com a redução de perdas no sistema.
O SAAE orienta sobre a importância de ter alguém em casa no dia da leitura para acompanhar a emissão da conta e conhecer o novo sistema. Também é importante prender sempre o cão nos dias de leitura para facilitar o trabalho do profissional. No mês de setembro, os profissionais estão recebendo treinamento e realizando testes com o novo sistema nas residências. É importante lembrar que os leituristas do SAAE estão sempre uniformizados e com crachá.
A autarquia conta com 21 leituristas. O sistema tem capacidade de realizar entre 300 e 350 leituras por dia. Jacareí conta com cerca de 70 mil ligações de água e esgoto. O atendimento do SAAE é o 0800-725-0330.
(Zé Júnior / Mariana Motta – Assessoria de Imprensa do SAAE)