Prefeitura Municipal de Jacareí Atendimento Área restrita

SAAE INICIA OPERAÇÃO DA ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ESGOTO DO JD. PAULISTANO

 

Nesta quarta-feira (6), o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) iniciou a operação da Estação Elevatória de Esgoto do Jardim Paulistano, localizada na rua José de Souza Lima. Além da construção da estação, foi implantada rede coletora e realizadas as interligações das redes no bairro. Durante as etapas da obra, a autarquia realizou diversas ações socioambientais junto aos moradores locais, para informá-los e sanar dúvidas durante a execução.

A elevatória irá bombear os efluentes (esgotos) provenientes do bairro, eliminando o lançamento de esgoto “in natura” no canal do Paulistano, e beneficiará cerca de 700 habitantes do bairro, além de sanear o Córrego do Tanquinho e o Rio Paraíba do Sul, beneficiando também o Jd. Siesta, Jd. Jacinto, Vila Machado, Vila Ita, Jd. Emília, Terras da Conceição e todo o município. A obra teve investimento de R$ 1.562.376,74 e propiciará mais saúde e qualidade de vida para população.

A rua Duarte da Costa é objeto da ACP (Ação Civil Pública) nº 0013025-29.2013.8.26.0292 e a rua Projetada é objeto da ACP nº 1003742-28.2014.8.26.0292. Com a finalização da obra da Estação Elevatória de Esgoto, serão coletados os efluentes de todas as ruas do Paulistano e, dessa forma, não haverá mais despejo de efluentes no referido bairro. Este seguirá para a rede já existente do SAAE, atendendo parte das ACPs.

ETE Central – Em breve, com a conclusão de outras obras no Jardim Jacinto e Jardim Siesta, todo o esgoto dessas regiões será tratado na ETE Central.

Com a entrega da Elevatória do Paulistano, o SAAE atingiu 63 obras e projetos concluídos, de janeiro de 2017 a maio de 2020. Foram realizadas, também, obras de drenagem, pavimentação e instalação de iluminação no local, pela Secretaria de Infraestrutura.