Prefeitura Municipal de Jacareí Atendimento Área restrita

SAAE leva uso racional da água para alunos da rede pública

11/3/2015

SAAE leva 'Agenda Água' com palestra para alunos da EE Cel. Carlos Porto, no auditório da Secretaria de Educação

Um grupo de 450 alunos do ensino médio da Escola Estadual Coronel Carlos Porto, no centro de Jacareí, recebeu na manhã desta quarta-feira (11) a palestra do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) sobre o uso racional da água e combate ao desperdício. A atividade abre a ‘Agenda Água’, que tem a finalidade de conscientizar sobre o tema, além da proposta de aproximar mais a autarquia da comunidade.

Julia Generi, de 15 anos, aluna do 1º ano, aprovou a atividade e aproveitou para tirar dúvidas sobre usos da água e economia. “Gostei da palestra. Atendeu bem o que estamos estudamos. A única coisa que fazia em casa era fechar a torneira da pia enquanto escovava os dentes. Depois que ouvi falar mais sobre o uso racional da água vou mudar meus conceitos e economizar mais”, disse Julia.

O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação e a palestra, ministrada pela coordenadora do Programa de Responsabilidade Socioambiental do SAAE, Graciela de Oliveira.

Os estudantes da escola Coronel Carlos Porto desenvolveram um trabalho sobre uso racional da água em conjunto com as disciplinas estudadas desde o início do ano letivo. A palestra levada pelo SAAE serviu para ‘fechar’ o tema trabalhado em sala de aula.

De acordo com a coordenadora pedagógica, professora Elisa Mazzeo, a escola está focada ainda no Dia Mundial da Água (22 de março), e elogiou o trabalho desenvolvido pelo SAAE. “A palestra abrangeu bem o trabalho que desenvolvemos no mês de fevereiro na escola sobre racionalização da água. Com isso podemos compartilhar com outros professores da rede a experiência que adquirimos”, disse Elisa.

Os alunos terão que desenvolver um relatório mostrando toda a integração com as matérias. No final da palestra, alunos e professores receberam materiais como cartazes e fôlder contendo orientações e dicas sobre reaproveitamento da água, economia e uso racional.

Agenda — Dentro da ‘Agenda Água’, as palestras atingirão outras instituições de ensino, além de indústrias. Em todas as atividades, o SAAE levará material educativo.

A agenda atenderá os funcionários das empresas Basf e Ambev, em Jacareí, nos dias 20 e 23 de março. Os 70 alunos das turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) das EMEFs (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof. Tarcísio Barbosa (Conjunto 1º de Maio) e Profª Maria Regina Cachuté (Parque Imperial) também estão na agenda, nos dias 25 e 26 de março.

Na comunidade, o SAAE mantém desde 2014 a campanha permanente sobre uso racional da água, estimulando o reaproveitamento em casa, com distribuição de material educativo com dicas — anexado nas contas de água. As instituições interessadas em abordar o assunto podem procurar o SAAE, enviando mensagem pelo www.saaejacarei.com.br, ligando no 3954-0304, ou comparecendo pessoalmente na rua Antônio Afonso, 460, Centro.

Semana da Água – Na Semana da Água, de 16 a 22 de março, o SAAE fará a distribuição, para alunos do ensino fundamental, em todas as escolas municipais das cartilhas ‘Você sabe como o SAAE facilita a sua vida?’, sobre como a água chega até as casas.

Já no dia 21 de março, a autarquia estará no Bairro em Ação, na região dos bairros Balneário Paraíba e Cidade Jardim, levando a campanha pelo uso racional da água e de energia. Haverá tendas com palhaço, atividades para crianças e adultos, exposição do projeto SAAE nas escolas e distribuição de material. Nos dias 19 e 20 de março, os leituristas do SAAE farão panfletagem nos dois bairros com material ‘Uso Racional da Água’.

E no Dia Mundial da Água (22 de março), das 10h às 16h, no Parque da Cidade, o SAAE preparou programação especial com o teatro de bonecos ‘Caçadores do desperdício’, às 11h. Haverá ainda interação, atividades com hidrômetro lúdico e pintura com o tema uso racional da água, orientações sobre economia de água, exposição de materiais educativos, além de banners e estandartes do projeto SAAE nas escolas.

(Mariana Motta/Assessoria de Imprensa do SAAE)