Prefeitura Municipal de Jacareí Atendimento Área restrita

Estudantes e comunidade visitam ETE Central

15/5/2015

As visitas programadas pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), por meio do programa de responsabilidade socioambiental, à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Central, do Projeto Turi Limpo – Viva Melhor, seguem neste mês. Nesta sexta-feira (15) e no dia 22, o encontro é com as crianças da EMEI Profª Maria José de Carvalho Ferreira (Jardim Santa Maria), com turmas pela manhã e à tarde.

A proposta é aproximar mais a autarquia da comunidade. Estudantes e professores têm a oportunidade de conhecer o principal sistema de tratamento do esgoto de Jacareí.

Os grupos também conhecem as atividades de responsabilidade socioambiental do SAAE sobre uso racional da água, na comunidade e nas escolas, apresentado pela coordenadora Graciela de Oliveira. Após as visitas o SAAE distribuiu material educativo com dicas para se evitar o desperdício de água.

As próximas visitas serão nos dias 27 e 28. No dia 27 tem palestra, das 9h às 11h, com os alunos da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) de Jacareí. E no dia a ETE Central recebe a alunos da EMEF Maria Regina Cachuté (Parque Imperial), das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. As instituições interessadas em visitar a ETE Central podem solicitar ao SAAE enviando mensagem pelo site www.saaejacarei.com.br.

Processo – Nas visitas, os grupos conhecem todas as etapas de tratamento do esgoto por meio de explicação da gerente técnica de tratamento de esgoto do SAAE, Luciane Freitas. O processo mostra como operam as estações elevatórias de esgoto, que abrigam conjuntos de equipamentos (moto-bombas e tubulações) e são responsáveis pelo transporte dos resíduos de um ponto para outro, até o destino final na ETE Central.

Todo o sistema entrou em operação em agosto de 2013, elevando o índice de tratamento de esgotos em Jacareí de 20% para 50%, devendo chegar a 73% com a conclusão da obra na região da rodovia Nilo Máximo e a despoluição completa do córrego Seco, que está sendo finalizado. O córrego do Turi é o principal afluente do rio Paraíba na área urbana de Jacareí e recebe 50% do esgoto doméstico da cidade (mais de 100 mil moradores).

(Mariana Motta – Assessoria de Imprensa do SAAE)