Geral

Jacareí atinge Marco Legal do Saneamento

Publicado em: 25/03/2024 | Fonte/Agência: Comunicação SAAE Jacareí

Whatsapp

 

Jacareí atinge Marco Legal do Saneamento

ETE Ygarapés.

Cidade antecipa meta estabelecida pela legislação federal alcançando 90,82% de tratamento de esgoto.

Jacareí, SP - 25 de março de 2024 - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Jacareí alcançou um marco no setor de saneamento com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ygarapés. O empreendimento, contribuiu para que a cidade chegasse a marca de 90% de tratamento de esgoto, superando as médias nacional e estadual.

Com a conclusão da obra, Jacareí não apenas atende às demandas de saneamento da população, mas também antecipa em nove anos a meta estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento, promulgado pela Lei Federal nº 14.026/2020. Esta legislação, que busca modernizar o setor de saneamento básico no Brasil, define metas e indicadores de desempenho para avaliar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados.

O Marco Legal do Saneamento estabelece como objetivo a universalização dos serviços de água potável e esgotamento sanitário até 2033, garantindo o acesso a esses serviços a toda a população brasileira.

Além de trazer melhorias significativas para a qualidade de vida da população, a ETE Ygarapés contribuirá para a preservação dos recursos hídricos, a prevenção de doenças e o desenvolvimento sustentável da região. O SAAE já planeja a ampliação da estação, visando aumentar a vazão e abranger outros bairros da cidade.