Geral

Furto em estação elevatória causa prejuízo e interrupção no tratamento de esgoto

Publicado em: 11/04/2024 | Fonte/Agência: Comunicação SAAE Jacareí

Whatsapp

 

Furto em estação elevatória causa prejuízo e interrupção no tratamento de esgoto

Poste de energia da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Nilo Máximo com cabos roubados.

Rompimento de alambrado e roubo de equipamentos elétricos impactam operação na EEE Nilo Máximo

No último sábado, dia 6 de abril, a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Nilo Máximo, operada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Jacareí, foi alvo de um furto que resultou em prejuízos financeiros e ambientais.

De acordo com informações fornecidas pela empresa de monitoramento de segurança, durante a noite, indivíduos invadiram a área da EEE, rompendo o alambrado e furtando diversos equipamentos elétricos. Entre os itens levados estão o medidor de energia da EDP, disjuntores e aproximadamente 50 metros de cabo elétrico.

Além do prejuízo financeiro e material, que ainda está sendo devidamente calculado, o furto também resultou em danos ambientais, uma vez que a interrupção na operação da estação impediu o tratamento adequado do esgoto.

Um boletim de ocorrência foi expedido com o protocolo 912236/2024, embora ainda não tenha sido liberado oficialmente. Assim que disponível, o documento será encaminhado à EDP para as devidas providências, que podem incluir a instalação de um novo medidor, processo que pode levar até 7 dias para ser concluído. No entanto, a parte interna da EEE estará pronta para operar antes desse prazo.

A equipe do SAAE Jacareí está empenhada em restabelecer integralmente a operação da Estação Nilo Máximo e garantir a continuidade dos serviços de tratamento de esgoto para a comunidade.