16/09/16 - Termina a 29ª Sipat com recorde de público e muitas atividades para os servidores do SAAE

Publicado em: 16/09/2016

Foi encerrada na manhã desta sexta-feira (16) a 29ª Sipat (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho) do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Jacareí, que este ano teve recorde de público, com a participação de quase 150 servidores no dia da abertura oficial, quarta-feira (14); cerca de 100 na quinta-feira (15) e mais de 200 no dia do encerramento, sempre na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Central. O tema esse ano foi “Segurança é atitude positiva que salva a sua vida”, criada no ano passado pelo servidor Adriano Barbosa. A servidora Analúcia Alves da Silva, que trabalha há mais de dez anos no SAAE, disse que a Sipat deste ano foi uma das melhores das que ela participou. "Foi bom que todos os funcionários foram liberados para participar, porque quanto mais gente, mais animado fica", disse. Antes mesmo da abertura oficial, na segunda (12) e na terça-feira (13), já houve atividades relacionadas à Sipat, com campanha de prevenção a DST/Aids nos outros prédios da autarquia – ECA (Estação de Captação de Água), ETA (Estação de Tratamento de Água) e na sede administrativa. Nestes dois dias houve palestras sobre prevenção a DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) / Aids, ministradas pela médica ocupacional do SAAE, Dra. Nicolle Lamanna; além de distribuição de preservativos e panfletos com informações sobre prevenção. Na manhã de quarta-feira foi a abertura oficial da Sipat, no auditório da ETE Central, local onde as atividades se concentraram até o encerramento da Semana. Nos três dias foi servido café da manhã de recepção aos servidores, com direito a música ao vivo com a cantora Cinthia Jardim, acompanhada pelo guitarrista Marcelo Mariano. Também houve, em todas as manhãs, de quarta a sexta-feira, sessões de alongamento e ginástica laboral, com professoras de Educação Física da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação; massagem relaxante e medição de pressão arterial e glicemia (diabetes), com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e sorteio de brindes entre os trabalhadores. Ednaldo Araújo aproveitou a oportunidade para conferir seu índice de glicemia e a pressão. “É sempre bom estar atento à saúde”, disse. Ele também comentou o fato do evento estar sendo realizado pela primeira vez na ETE Central: “Acho legal que seja aqui, até para servidores de outros setores terem a oportunidade de conhecer esse espaço”, afirmou. Na quarta-feira, dia da abertura, o palestrante motivacional Maurício Louzada falou aos servidores do SAAE sobre a importância em se adotar sempre medidas de segurança, como hábito mesmo e não apenas no ambiente de trabalho, mas na vida toda, seja no âmbito doméstico, social ou corporativo. O tema da palestra foi “Comportamento 360º: viva cercado de segurança” e o palestrante foi aplaudido de pé ao final. Na quinta-feira, além das atividades de todos os dias, houve apresentação da companhia teatral Iriarte, com a esquete “Encontro Babado com Ótima Bernardes”, que arrancou aplausos e risos da plateia, com muito humor e irreverência. Na sexta-feira, dia do encerramento, foi a vez dos próprios servidores do SAAE se apresentarem no palco da Sipat, para mostrar aos colegas as suas aptidões artísticas, no show “Qual é o seu talento”. Jorge Almeida e Adriano Barbosa mostraram suas pinturas em tela; Adilson Peloggia fez uma apresentação humorística; Márcio Freitas cantou uma paródia da música Descobridor dos Sete Mares, adaptando a letra para o tema do evento (segurança no trabalho); Cesar Hirtch e Evandro Paulino apresentaram uma esquete teatral humorística e Adriano Pinheiro apresentou um filme curta-metragem que ele filmou, produziu e editou. Os demais servidores puderam eleger as suas apresentações favoritas e os mais votados receberam prêmios, como processadores de alimentos e sanduicheiras, entre outros. Ainda na sexta-feira foi realizada a cerimônia de posse dos novos membros da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que permanecerão no cargo até 2018 e também a premiação ao servidor Rafael Rasga, vencedor do concurso para a escolha da frase tema da 30ª Sipat, em 2017. A frase que ele criou, vencedora do concurso, é “não se iluda com a confiança, trabalhe com segurança”. Rafael fez questão de afirmar que teve a ajuda de seu xará e colega de setor Rafael Cuba, na elaboração da frase. “Agora temos que dividir o forno elétrico que ganhei como prêmio”, brincou. Em seguida houve uma homenagem a alguns aposentados do SAAE, que receberam placas prateadas com dizeres gravados em agradecimento aos serviços prestados à autarquia e à população de Jacareí. E ao final da manhã, encerrando o evento, houve o sorteio de um brinde especial, um bicicleta novinha da Caloi, modelo mountain bike, com 18 marchas. O sortudo que levou a bike para casa foi Jairo Maia da Silva Filho, que comemorou muito o prêmio. “Há cerca de um mês entraram na minha casa e roubaram a bicicleta da minha esposa e agora eu ganho essa novinha no sorteio da Sipat: bom demais”, comentou.

[caption id="attachment_1420" align="aligncenter" width="1024" caption="Recorde de público, muita animação, descontração e diversas atrações marcaram a 29ª Sipat do SAAE de Jacareí"][/caption]