SAAE realiza 2ª edição do projeto ‘Conhecendo o Ciclo do Saneamento em Defesa da Água’

Publicado em: 15/03/2019

Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água e para comemorar, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Jacareí realizará de 18 a 22 de março, a 2ª edição do projeto ‘Conhecendo o Ciclo do Saneamento em Defesa da Água’. Esse projeto tem como objetivo apresentar para as crianças e adultos o ciclo da água no município, buscando conscientizá-las e motivá-las a serem defensores desse bem preciso da natureza e essencial à vida. A visita iniciará pela Estação de Captação de Água (ECA), com a história do rio Paraíba do Sul, como a água chega em Jacareí e como é captada. Em seguida, todos conhecerão o processo de tratamento da água para consumo e por fim, conhecerão o tratamento de esgoto, etapa final após utilização da mesma. Ao encerramento de cada visita, os alunos receberão materiais relacionados ao consumo consciente da água e uma muda de árvore, produzida no Viveiro Municipal dentro do copo de água do SAAE reutilizado, com objetivo de incentivar práticas sustentáveis e de plantio, visando aumentar a produção de água na cidade, através das nascentes. O passeio acontecerá de segunda a sexta, no período da manhã e da tarde, de forma lúdica e interativa, com a participação do mascote da autarquia, ‘Chuá – Defensor da Água’. O projeto faz parte do programa de Interação e Educação sobre Saneamento do SAAE (IES), criado em 2017, e contará com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Meio Ambiente e de escolas particulares. “É com grande satisfação que estamos dando continuidade a esse importante projeto, que trabalha o conhecimento das crianças sobre a importância da água e do saneamento na cidade, que impactam positivamente na saúde e na qualidade de vida da população”, destaca o presidente da autarquia, Nelson Prianti Junior. As palestras e visitas podem ser agendadas por comunidades, escolas e empresas por meio do telefone 3954-0304.