USO RACIONAL DA ÁGUA: SAAE ENSINA CRIANÇAS COM O “HIDRÔMETRO LÚDICO”

Publicado em: 31/08/2020 | Fonte/Agência: Mariana Motta / Zé Júnior – Assessoria de Imprensa do SAAE

Whatsapp

 

Atividades estão em quatro escolas públicas e são parte do calendário letivo

Como é cobrada a água que eu consumo em casa? Na minha casa se gasta muita água? Tem muito adulto que não se preocupa com essas questões, mas crianças de Jacareí estão aprendendo a lidar com o consumo de água, na prática, dentro do projeto do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) sobre educação para o uso racional da água.

Estudantes dos terceiros anos de quatro escolas que recebem o projeto do SAAE – EMEFs Prof. Silvio Silveira Mello Filho (Jardim Santa Maria), Prof. Joaquim Passos e Silva (Cidade Salvador), Parque Imperial e Prof. Tarcísio Francisco Barbosa (Conjunto 1º de Maio) — estão conhecendo o principal equipamento de medição da autarquia, o hidrômetro.

A atividade mostra para que serve o hidrômetro e explica, de maneira prática, o seu funcionamento. Com a proposta lúdica de montagem e montagem dos equipamentos, “a criança aprende e entende que, quanto mais água mais o relógio vai girar”, explica a coordenadora do projeto, Graciela de Oliveira.

As crianças também aprendem como detectar de maneira simples se há vazamento de água em suas casas.

 

Transformação pela educação – A ideia do projeto é iniciar um processo de transformação pela educação para mudanças de postura. No final do encontro é dada a missão a cada aluno, que deverá explicar em casa, compartilhar com os pais o que aprendeu no encontro com o SAAE, e trazer as dúvidas para o próximo encontro.

O resultado desses encontros (veja agenda abaixo) com as crianças é surpreendente, com o surgimento de vários questionamentos. Os estudantes começarão também a registrar o consumo em m³ em casa. No próximo encontro os alunos terão que trazer a conta de água de casa e receberão informações do SAAE sobre economia e uso racional da água, foco principal do projeto.

A expectativa, no final dos trabalhos, é reduzir o consumo em casa e também na escola. Ao todo, cerca de 500 alunos dos terceiros anos participam das atividades e, com o andamento dos trabalhos ao longo do ano, mais de 2.700 alunos serão beneficiados.

O projeto desenvolvido pelo SAAE é uma parceria com a Secretaria de Educação e está trabalhando com as crianças sobre o assunto, estimulando o uso racional da água e o combate ao desperdício. As atividades entraram no calendário letivo das escolas envolvidas.

 

Memória – Nas primeiras ações, no início do ano letivo, foram realizados encontros formativos com as equipes escolares, envolvendo pessoal da limpeza, cozinha, professores e diretores. O projeto conta ainda com o ‘Baú do SAAE’, com livros e jogos que percorrerão as salas de aula durante o ano.

São dezenas de livros infantis com temática ambiental, biodiversidade brasileira, água, mudanças climáticas, ética e cidadania, além de livros direcionados aos professores contendo atividades lúdicas. Os materiais estarão disponíveis para consulta e utilização nas escolas.

Além da abordagem sobre uso racional da água, a proposta do SAAE é se aproximar mais da população. Na comunidade, o SAAE lançou a campanha permanente sobre uso racional da água, estimulando o reaproveitamento em casa, com distribuição de folhetos anexados nas contas de água e cartazes.

 

Próximos encontros com estudantes

Dia 22/5: EMEF Prof. Joaquim Passos e Silva (turmas das 7h às 16h)

Dia 29/5: EMEF Prof. Tarcísio Francisco Barbosa (turmas das 10h às 14h).