SEMANA DA ÁGUA! SAAE E PREFEITURA DE JACAREÍ ABREM INSCRIÇÕES PARA CAPACITAÇÃO DA 2ª TURMA DO PROJETO AQUA EMPREENDEDORE

Publicado em: 22/03/2022

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a Prefeitura de Jacareí, em comemoração ao Dia Mundial da Água (22), iniciaram as inscrições para capacitação da 2ª turma do projeto Aqua Empreendedores.

A proposta do projeto é capacitar munícipes que estejam buscando oportunidade de recolocação no mercado de trabalho ou complementação de renda, para atuação e empreendedorismo no ramo da higienização, limpeza e estética automotiva a seco, visando reduzir o desperdício de água potável e promover o consumo consciente da água, fomentando a economia local e criando oportunidades de negócios sustentáveis, com geração de emprego e renda. A primeira turma foi capacitada e certificada em dezembro de 2021.

Desenvolvimento Sustentável

A metas ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – 2030) estabelecidas pela ONU serão atingidas com o projeto e visam elevar os indicadores do município de Jacareí. A capacitação contribuirá também com a retomada da economia pós pandemia.

O Aqua Empreendedores, visa reduzir no mínimo 10% dos processos de alto consumo em 2022 e economizar cerca de 4.000 litros de água potável, a cada 10 carros limpos a seco.

O projeto pode representar, ainda, um recomeço para aqueles que buscam trabalho, atuando e empreendendo na cidade de forma sustentável, com captação profissional com foco na sustentabilidade e em defesa da água.

Inscrições

O projeto Aqua Empreendedores de Jacareí tem previsão de formar a 2ª turma em abril, no mês de aniversário da cidade.

Os interessados em participar podem se inscrever no período de 21 de março até 05 de abril clicando aqui.

Já as empresas de Jacareí focadas no setor de empreendedorismo social e ambiental e que atuam com higienização e lavagem automotiva a seco, podem se tornar parceiras, preenchendo o formulário clicando aqui, também até o dia 05 de abril.

As datas e locais das atividades teóricas e práticas serão disponibilizadas após o período de preenchimento do formulário.

Parceria

O projeto Aqua Empreendedores foi desenvolvido pelo SAAE, através do Programa de Interação e Educação sobre Saneamento (IES), em parceria com a Prefeitura de Jacareí por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (INOVA), Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana (Núcleo de Educação Ambiental) e a sociedade civil.

Iniciativa Social

As empresas parceiras receberão um Aqua Selo de Empresas Defensoras da Água, plantarão árvores na cidade e doarão caixas d’água para comunidades de maior vulnerabilidade social no decorrer do projeto.

Para mais informações, os interessados podem ligar no telefone 3954-0300 ramal 1604 ou 1695.

Semana da Água

Durante a Semana da Água, serão realizadas diversas atividades educativas na cidade como: 4º Ciclo do Saneamento em Defesa da Água (passeio educativo desde o Rio Paraíba do Sul, passando por estação de captação de água e estações de tratamento), oficina socioambiental (NEA), palestras, interações com o mascote Chuá – Defensor da Água, entre outros.

O objetivo dessas ações é incentivar e promover o consumo consciente, bem como a preservação desse bem finito, precioso e vital que é a água.