SAAE E PREFEITURA ENCERRAM SEMANA DA ÁGUA E SEGUEM COM AS INSCRIÇÕES PARA CAPACITAÇÃO DA 2ª TURMA DO PROGRAMA AQUA EMPRE

Publicado em: 29/03/2022

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a Prefeitura de Jacareí finalizaram na sexta-feira (25), a Semana da Água. Durante a semana toda foram realizadas diversas ações educativas do SAAE, por meio do Programa de Interação e Educação sobre Saneamento (IES), para conscientização e preservação da água, com atividades junto às escolas municipais e particulares, visitas às Estações do SAAE, realização do 4º ciclo do Saneamento em Defesa da Água, apresentando o Rio Paraíba do Sul, e o processo de captação e de tratamento da água até o tratamento do esgoto, além de oficina socioambiental sobre plantio, realizada pela equipe do NEA (Núcleo de Educação Ambiental).

Nesse mesmo período, foram abertas as inscrições para capacitação da 2ª turma do programa Aqua Empreendedores. A proposta do programa é capacitar munícipes que estejam buscando oportunidade de recolocação no mercado de trabalho ou complementação de renda, para atuação e empreendedorismo no ramo da higienização, limpeza e estética automotiva a seco, visando reduzir o desperdício de água potável e promover o consumo consciente da água, fomentando a economia local e criando oportunidades de negócios sustentáveis, com geração de emprego e renda.

A capacitação contribuirá também com a retomada da economia ‘pós pandemia’. O programa representa um recomeço para aqueles que buscam trabalho, atuando e empreendendo na cidade de forma sustentável, com capacitação profissional focada na sustentabilidade em defesa da água. Uma iniciativa do SAAE Jacareí (por meio do IES), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (por meio do INOVA), Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana (por meio do NEA), sociedade civil e empresas parceiras.

Inscrições

O projeto Aqua Empreendedores de Jacareí tem previsão de formar a segunda turma em abril, mês de aniversário da cidade. Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 05/04 clicando aqui.

Já as empresas de Jacareí focadas no setor de eco empreendedorismo social e que atuem com higienização e lavagem automotiva a seco, podem se tornar parceiras, preenchendo o formulário clicando aqui, também até o dia 05/04.

As datas e locais das atividades teóricas e práticas serão disponibilizadas após o período de preenchimento do formulário.

Iniciativa Social

As empresas parceiras receberão um Aqua Selo de Empresa Defensora da Água, plantarão árvores na cidade e doarão caixas d’água para comunidades de maior vulnerabilidade social no decorrer do programa.

Resultados da Semana da Água

Mais de 500 crianças participaram nas atividades educativas do SAAE junto às escolas; 170 mudas foram doadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, e 10 pessoas já se inscreveram no programa Aqua Empreendedores. As mudas foram produzidas no Viveiro Municipal “Seo Moura”, em copos de água reutilizados pelo SAAE.

Para mais informações, os munícipes podem ligar no telefone 3954-0300 ramal 1604 ou 1695.