SAAE e Prefeitura de Jacareí iniciam 2ª Capacitação do Programa Aqua Empreendedores em Defesa da Água e da Sustentabilid

Publicado em: 26/04/2022

O SAAE e a Prefeitura de Jacareí iniciaram na última segunda-feira (25), a 2ª capacitação por meio do Aqua Empreendedores. O programa é uma oportunidade para os munícipes empreenderem, gerarem negócios, se recolocarem no mercado de trabalho e de complementarem renda, com capacitação profissional focada na sustentabilidade e em defesa da água.

A primeira turma foi capacitada e certificada em dezembro de 2021, com abordagens sobre a importância do saneamento e da água para a vida das pessoas e para o desenvolvimento da cidade.

Além disso, outros temas foram abordados como a importância da defesa da água para evitar crise hídrica; empreendedorismo sustentável; benefícios e cuidados durante as atividades no setor automotivo a seco (sem água); logística reversa; descarte correto de resíduos, preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.

As etapas são realizadas em espaços diversos. No auditório do SAAE Jacareí, os temas são consumo consciente e sustentabilidade. No Centro de Inovação e Empreendedorismo de Jacareí (INOVA), a abordagem é o empreendedorismo, formalização e crédito fácil. Já as etapas práticas acontecem na sequência, junto às empresas parceiras.

Capacitação

A proposta do programa é capacitar cidadãos que tenham interesse em empreender ou atuar de forma autônoma no setor de higienização, estética e limpeza automotiva a seco, visando reduzir o desperdício de água potável, promover o consumo consciente da água, evitar a contaminação do lençol freático, fomentar a economia local e criar oportunidades de negócios sustentáveis e inovadores, com geração de emprego e renda.

Visando atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, elevar os indicadores do município de Jacareí e contribuir com a retomada da economia pós-pandemia, o Aqua empreendedores proporciona resultados práticos: a cada 10 carros limpos na cidade, cerca de quatro mil litros de água potável são poupados.

O Programa

O programa Aqua Empreendedores foi desenvolvido pelo SAAE, através do programa de Interação e Educação sobre Saneamento (IES), em parceria com a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana (Núcleo de Educação Ambiental). Banco do Povo, SEBRAE, NCars e sociedade civil também integram o projeto.

Atualmente, o programa conta com 43 inscritos, incluindo munícipes de Jacareí e de São José dos Campos. Para mais informações os munícipes podem entrar em contato por meio do telefone 3954-0300 ramal 1604 ou 1695.