Prefeitura Municipal de Jacareí Atendimento Área restrita

SAAE de Jacareí alerta sobre golpe na porta de casa

16/10/2014

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Jacareí alerta a população sobre a prática de um novo golpe na porta de casa usando falsamente o nome da autarquia para a realização de supostos serviços de esgoto, dentro do imóvel. O golpista alega que o morador precisa fazer nova caixa de inspeção de esgoto ao custo de R$ 2.800 e pede adiantamento. É importante lembrar que os funcionários do SAAE estão sempre identificados com uniforme e crachá, além de veículo com a marca do SAAE nas portas.

Os casos foram registrados nos bairros Parque Santo Antônio e Parque Meia-Lua, entre os dias 7 e 15 de outubro, e as vítimas são pessoas idosas. Pelo menos dois moradores chegaram a pagar até R$ 1.000 para a realização do ‘falso serviço’, e registraram boletim de ocorrência na Polícia Civil. O SAAE esclarece que não recolhe nenhum tipo de multa ou taxa na residência e as pessoas devem acionar a polícia.

Todos os trabalhos do SAAE são realizados somente até o cavalete (hidrômetro) e por técnicos devidamente identificados. Na dúvida, o morador pode ligar no 0800-725-0330 para confirmar a visita de um técnico da autarquia. Eventuais serviços nas redes de água e esgoto dos imóveis, ou seja, dentro dos imóveis, devem ser contratados pelos proprietários após orientação técnica da autarquia.

Um dos casos registrado no atendimento do SAAE aconteceu no Parque Meia-Lua e o morador permitiu a entrada do falso técnico na residência. O morador, após perceber que o golpista portava uma arma na cintura, resolveu entregar uma quantia em dinheiro.

Uso racional da água – os únicos meios de reduzir o consumo de água em casa são economizar, evitar o desperdício, reaproveitar as águas de máquina, piscina e tanque e fazer o uso racional da água. O desperdício de água gera prejuízo para toda a comunidade.

(Zé Júnior – Assessoria de imprensa do SAAE)